domingo, 24 de julho de 2011

DOIS POTES

No quintal lá de casa havia dois belos potes, um deferente do outro.
Certo dia fiquei imaginando como seria o diàlogo entre eles:
- Ah, que tédio! Que vida! Viver aqui, exposto a tudo, sol,vento, chuva, calor... por mais que eu proteja, como sobreviver? Aqui ,estou , perfeitamente tampado, lacrado para proteger-me e ainda assim sinto-me ameaçado, vazio. Não  vejo graça em esta aqui.

Tranquilamente, o outro pote respondeu: 
Veja, eu me encontro aqui aberto, nada protege minha boca, ou melhor, meu interior.
Cai a chuva, eu a recebo. vem o vento, eu o sinto bem dentro de mim. Vem o sol e ele leva as gotinhas para o céu. E nem por isso me sinto ameaçado...

                             
Ora, grande vantagem! Seu  interior não guarda mais a cor original como o meu. Você não é mais o mesmo!
-Sim e isso me alegra. O meu interior se transforma a cada dia à medida que acolho novas coisas.
Posso sentir cada criatura que me visita e cada uma delas me deixa algo de si,assim como deixo para elas, pouco a pouco, a minha cor.
É, mas você tem mais paz. A todo instante, você é solicitado, carregam você todo dia para levar água, ao passo que permaneço no mesmo lugar. Ninguem me incomoda quando se aproxima, já sei é você que eles querem.
Sim, se me solicitam é porque tenho algo a dar, e o que dou não é diferente do que você pode dar.
Deixi-me encher pela água que cai da chuva, tanto para mim quanto para você.
Encho-me até transbordar. Outros seres precisam dessa água e eu os sirvo.
Esvazio-me e me deixo encher de novo. Assim, minha vida é um constante dar e recerber.
Enquanto isso, me desinstalo, saio do meu pequeno mundo e vou ao encontro de outros mundos.
Já conheço potes diversos, animais, pessoas e tantas outras coisas. E cada um me faz perceber ainda mais o pote que sou.

Não sei, se continuar assim, brevemente serás um pote quebrado, gasto e, então, de que adiantará tudo isso?

Se me desgasto a cada dia é para ser possível levar vida a outros seres. Vejo que o mais importante não é ser um pote intacto, tal como quando fui feito, mas um pote de valor como estou me tornando.
Se vou durar pouco tempo não importa, se o pouco que eu viver tiver sentido, se me trouxer alegrias e me fizer sentir cada vez mais o que é ser pote, isso me basta...
PARA REFLETIR
HÁ DIVERSAS MANEIRAS DE USARMOS NOSSOS DONS.
PODEMOS GUARDA-LOS CONOSCO, INTACTOS,SEMPRE NOVOS.
MAS ISSO DESGASTAREMOS, MAS NOSSA VIDA TERÁ MAIS SENTIDO.
O SENTIMENTO DE REALIZAÇÃO SERÁ ENORME
NOSSA FELICIDADE TAMBÉM. FAÇAMOS UM ESFORÇO PARA TIRAR A TAMPA QUE PROTEGE, PARA SENTIR O SABOR DA TRANSFORMAÇÃO.
A SENSAÇÃO DE DAR UM POUCO DE NÓS MESMOS PARA RECEBER UM POUCO COMPENSA O ESFORÇO. É PRECISO DEIXAR O NOSSO MUNDO EGOÍSTA PARA GANHAR UM MUNDO INTEIROR MAIS DIGNO. ISSO SÓ É POSSÍVEL POR MEIO DA DOAÇÃO TOTAL A SERVIÇO DOS OUTROS. (autor desconhecido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário