sábado, 3 de julho de 2010

O Maravilhoso valor da Santa Missa

Para reconciliar a humanidade com Deus, perdida com o pecado original, quando o homem revoltou-se contra Deus, por vontade de "tornar-se como Deus", JESUS, por amor a nós se ofereceu em Sacrificio ao Pai, morrendo na cruz para que fôssemos "libertos do pecado" ( domínio do Mal), ou seja, pelo Seu Sangue derramado e Morte na Cruz, pudéssemos receber a foeça necessária "graça- de resistirmos a ação de satanás em nós e no mundo.(REDENÇÃO)
Como este primeiro pecado necessitasse de uma reparação infinita e o homem, criatura pecadora e mortal, fosse incapaz de fazê-lo, JESUS se ofereceu ao Pai por nós, unido em Si as duas naturezas, (Divina e Humana, para construir N" ele através D"ele, a  Ponte de "religamento" do homem com Deus, através do Sacrifício da cruz.
O domínio que o pecado exercia sobre o homem, Escravizando-o, ficou dependendo apenas de sua aceitação ou rejeição às Palavras e Determinações (Sacramentos*) de Jesus, que continuam sendo transmitidas através de Sua Igreja. Estava assim aberta a Salvação a cada homem que O acolhesse como CAMINHO, VERDADE E VIDA. Isto realizou-se de forma material uma única vez e atendeu, perante Deus e para sempre, a exigência de justificação da humanidade, cf Cl 2,14.
O Santo Sacrifício da Missa, instituido pelo próprio Jesus na sua última Ceia, compreende a repetição e atualização de sua morte na cruz em oferecimento a Deus, porém de forma mística, e se constitui no meio mais eficiente e poderoso de distribuição das graças, conseguidas na REDENÇÃO.
Além disso, na Santa Missa, Jesus também se faz presente pelo mistério da transformação do pão e do vinho no Seu Corpo e Sangue, a qual ocorre durante a consagração, tornando-se assim o Pão da Vida que nos é dado como Alimento para nossa fortificação e como sinal de unidade de Seu povo
Na Eucaristia está o ponto mais alto, tanto para ação pela qual, em Cristo, Deus Santifica o Mundo, como do culto que os homens através do Espírito Santo prestam a Cristo, e por Ele,ao Pai. (Catecismo 1325).
O Senhor nos convida insistentemente a recebê-lo no sacramento da Eucaristia. "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a vida em vós mesmos". (Jo 6,53). Pois a Minha Carne é verdadeiramente uma comida e Meu Sangue é verdadeiramente uma bebida (Jo.6,55).
Para responder a este convite, devemos preparar-nos para este momento tão grande e tão Santo. S. Paulo nos convida a um exame de  consciência: "Todo aquele que comer do pão ou beber  do cálice do Senhor indignamente, será "réu" do Corpo e do Sangue do Senhor. Por conseguinte, que cada um examine a si mesmo antes de comer desse Pão e beber desse Cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo, come e bebe a própria condenação" (1cor. 11,27-29). Quem setá consciente de um pecado grave deve receber o sacramento da confissão antes de receber a comunhão.
"SACRAMENTOS ( batismo, crisma, confissão, comnhão, matrimônio, unção dos enfermos, ordem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário