segunda-feira, 13 de junho de 2011

13 DE JUNHO DIA DE SANTO ANTONIO

                                       SANTO ANTONIO


                                     Santo casamenteiro

Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido. Segundo Haas, a fama ganhou popularidade porque, em uma sociedade onde as mulheres eram, em geral, marginalizadas, Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.
Seu dia é comemorado em 13 de junho, mas algumas paróquias comemoram o dia de Santo Antônio no dia 13 de todos os meses."Além de missas e de festejos populares que acontecem pelo país, é comum a realização de trezenas, em vez de novenas, por Santo Antônio”, afirma Haas. Uma trezena corresponde a 13 dias de oração, que geralmente começa em 1º de junho.
“Depois de Nossa Senhora, Santo Antônio é, sem dúvida, o santo mais popular, do Norte ao Sul do país. Dia 13 não é dia de azar, é dia de Santo Antônio”

PÃO DE SANTO ANTONIO

A obra do pão de Santo Antonio não é antiga como alguns imaginam. Tem pouco menos de 80 anos de existência: remota a um incidente ocorrido em Toulon, no dia 12 de março de 1890.
Mme. Bouffier, a modesta cristâ que iniciou essa obra, escrevia em 1892 ao reverendo padre Maria Antônio: "Desejais saber como a devoção a Santo Antonio de Pádua nasceu em Toulon: desenvolveu-se como todas as obras de Deus, sem barulho, sem reclamos e na obscuridade; há quatro anos não tinha conhecimento algum da devoção a Santo Antônio de Pádua, apenas ouvia dizer vagamente que fazia achar as coisas perdidas. Uma manhã, não consguir abrir minha loja; a fechadura secreta estava quebrada. Mandei procura um serralheiro, que trouxe um molho de chaves e trabalhou cerca de uma hora; perdendo a paciência, disse-me: vou procurar ferramentas necessárias para arrombar a porta.Durante sua ausência, inspirada poe Deus, pesei: Se prometer um pouco de pão a Santo Antônio,
 pode ser que ele faça abrir a porta, sem arrombá-la. nesse momento, o operário chegou trazendo um companheiro; eu lhe disse: Senhores, concedei-me, peço-vos, uma satisfação; acabo de premeter pão a Santo Antônio para os pobres; quereis, antes de arrombar a porta, procurar ainda mais uma vez abri-la? Talvez o Santo venha em nosso  auxílio. Os homens aceitaram apropsta, e eis que a primeira chave que introduziram na fechadura quebrada abriu-a, sem a menos resistência, parecendo ser a própria chave da porta. A admiração de todos;foi geral".
Assim se confirmam entre o céu e a terra as relações íntimas que se chamam a comunhão dos santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário