quinta-feira, 30 de junho de 2011

DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 1 DE JULHO DE 2011


Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

O aprofundamento desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.[1]
Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua divina misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora".
Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa margarida Maria Alacoque. Sabe-se só que é fidedigna –as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.
M. Kemper, um modesto comerciante de Dayton, cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas.
A partir desta primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

SALMO 114(115) ANDAREI NA PRESENÇA DE DEUS

EU AMO O SENHOR, PORQUE OUVE
O GRITO DA MINHA ORAÇÃO.
INCLINOU PARA MIM SEU OUVIDO
NO DIA EM QUE EU O INVOQUEI.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CELEBRAÇÃO EUCARISTICA 46 ANOS ORDENAÇÃO SACERDOTAL PADRE FRANCISCO CANINDÉ



DIA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO (TRANSFERIDO PARA OPRÓXIMO DOMINGO)


São Pedro e São Paulo Apóstolos
Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.
Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.
Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
(Canção Nova)



ÚLTIMA NOITE DO NOVENÁRIO - MUTAMBA DA CAEIRA


terça-feira, 28 de junho de 2011

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO- MUTAMBA DA CAEIRA- ASSU/RN

28/06/2011 - TERÇA FEIRA
1930h NOVENÁRIO
HOMENAGEADOS: A 3ª IDADE, LEGIÃO DE MARIA, APOSTOLADO DA ORAÇÃO,MÂE RAINHA, TEREZINHAS, DEVOTOS E FILHOS AUSENTES
PREGADOR: REJANE GUEDES E DONATILA FERNANDES

  SÃO PEDRO FUNDADOR DA IGREJA CATÓLICA 
                                         
        

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".










segunda-feira, 27 de junho de 2011

DIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO


Hoje, 27 de junho, é uma das festas mais antigas e belas de Nossa Senhora; “Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro”. Jesus é o Perpétuo Socorro. E esta festa é celebrada no mesmo dia do grande S. Cirilo de Alexandria (330-442), bispo e doutor da Igreja, que presidiu o importantíssimo Concílio de Éfeso que no ano de 431 proclamou solenemente Nossa Senhora como Mãe de Deus (Theotókos), diante da heresia de Nestório, patriarca de Constantinopla, que negava esta verdade.
A devoção à Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro é uma devoção universal, conhecida e venerada em todos os continentes do mundo, talvez a mais ampla e conhecida devoção de Nossa Senhora, especialmente no Oriente. No mundo todo são realizadas as famosas Novenas Perpétuas em honra de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro. Esta novena começou em 11 de julho de 1922 nos EUA.
O famoso e conhecido quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado em estilo bizantino e representa Nossa Senhora, Mãe de Deus, a Senhora das Dores, que socorre seu Filho ainda Menino assustado diante da visão de S. Miguel com o vaso de vinagre à esquerda e S. Gabriel com a Cruz à direita. A Criança divina assustada diante desses instrumentos de sua Paixão se refugia nos braços de sua Mãe, agarra em suas mãos e deixa cair a sandália do pé direito. A Mãe a acolhe e a prepara para um dia viver a Paixão redentora da humanidade.
Nossa Senhora tem o semblante coberto de tristeza e resignação e traz na cabeça a coroa de Rainha.
O quadro tem origem desconhecida; segundo um antiga tradição teria sido pintado por S.Lucas, o que não é garantido. Mas com certeza se sabe que desde 1499 é venerado
em Roma. Em 1866, o Papa Pio IX o entregou aos Padres Redentoristas para que divulgassem essa devoção, o que eles fazem ainda hoje. Ela é a Patrona dos Redentoristas. Atualmente o quadro original se encontra na igreja de S. Afonso de Ligório em Roma.
Maria é a Senhora que nos apresenta Jesus, o Perpétuo Socorro da humanidade. Cada cristão precisa te-la como mãe. Aos pés da Cruz Jesus a entregou ao discípulo amado João, que representa toda a humanidade, cada um de nós, amados de Jesus. “Mãe, eis ai o teu filho; filho, eis ai a tua Mãe”. E o evangelista S. João diz que “ele a levou para a sua casa” (Jo 19, 25s).
S. João levou Nossa Senhora para morar com ele naquela casinha no alto das montanhas de Éfeso que existe ainda hoje, na Turquia. Eu já tive a oportunidade de estar ali em peregrinação. Éfeso era a capital da Província Romana da Ásia; ali havia cerca de 300 mil pessoas no tempo
em que Nossa Senhora viveu com S. João.
Cada um de nós precisa também “levar Maria para sua casa” como Mãe, como Jesus mandou. Se Jesus no-la deu aos pés da Cruz, com lábios de sangue, é porque nós precisamos dela para nos ajudar na difícil caminhada da vida em busca da nossa salvação. Desprezar Nossa Senhora como mãe, seria, então, uma ofensa muito grave a Jesus; seria desprezar a última dádiva que Ele nos deixou antes de morrer por nós.
Prof. Felipe Aquino
Share and Enjoy:



CONVITE

A PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA CONVIDA TODOS OS PARÓQUIANOS PARA CELEBRARMOS NO DIA 29 DE JUNHO DE 2011 QUARTA FEIRA, 46 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO NOSSO PADRE FRANCISCO CANINDÉ COM A CELEBRAÇÃO EUCARISTICA ÁS 17:30h NA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA E ÁS 19:30h NA CAPELA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO NA MUTAMBA DA CAEIRA,

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO- MUTAMBA DA CAEIRA- ASSU/RN

27 DE JUNHO 2011 - SEGUNDA FEIRA
19:00h - Batizado
Logo após Celebração Eucarística
Homenagiados: Comunidades Vizinhas e Saúde
Pregador: Pe. Francisco Canindé

domingo, 26 de junho de 2011

ORATÓRIO DE JOÃO NA TERRA DOS POETAS

É um espetáculo artístico cultural desenvolvido por artistas açuenses dos mais diversos segmentos,que envolve teatro, artes plásticas,música, dança, cinema e ventriqua.


Realizado por adolescentes e jovens do PROJOVEM com o apoio de crianças e adolescentes do PETI, CENEC e Grupo de Idosos. Conta a história do pequeno João Alucinaldo, o filho de seu Zacarias cantador,um menino de 07 anos de idade, que apresentado a história do Santo SÃO JOÃO BATISTA, 
estabelece instantaneamente uma releção visual e emotiva a partir de seu imaginário infantil entre os personagens envolvidos com João Batista ao seu mundo de desenhos animados, gibis, folguedos e brincadeira.
.No imaginário do menino, o ventríloquo que ganhou dos filhos de mestre mamulengueiro CHOCO DANIEL em uma noite chuvosa de São João, adquire vida e significado dentro de história de João Batista. A transfiguração dos personagens acontece de acordo com a importância que cada pessoa tem na vida dele.

O Oratório de João na Terra de Poesia é a forma mais contemporânea de mostrar que todo um povo lembra, comemora e cultua os ensinamentos desse importante personagem, mostrando a história heróica do precursor de Jesus mostrada de uma forma inovadora, lúdica e poética, homenagem digna da Atenas norte-riograndense,terra dos Poetas, ao seu amado padroeiro SÃO JOÃO BATISTA e a todos os seguidores de sua personalidade ímpar

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - MUTAMBA

26 de Junho de 2011- Domingo
12:00 h  2º Almoço de São Pedro e São Paulo
19:30h Novenário
Homenagiados: Comerciantes, Agricultores, Criadores e Pescadores
Pregador: Grupo Renascer em Cristo

sábado, 25 de junho de 2011

SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DA FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA SOB A PRESIDÊNCIA DE DOM MARIANO, BISPO DIOCESANO

ENVIO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIO DA EUCARISTIA
ROBSON CAORLOS ALVES
JANEIDE ALCEBÍADES CABRAL
JOSÉ FLORIANO DE FRANÇA
IRANICE NESTOR DE SOUZA SOARES
IVANI FRUTUOSO DE OLIVEIRA
VALDIRA SIMÃO DE ARAÚJO
TANIA DOS SANTOS
IVANILSON FERREIRA LOPES
JOÃO BATISTA BARBOSA
FRANCISCA IVONETE DE SOUZA
MARIA MEDEIROS

ADORAÇÃO AO SANTISSÍMO SACRAMENTO "CORPUS CHRISTI"


JANTAR DE SÃO JOÃO BATISTA