LEMA: A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO (Rm 8,22)
TEMA " FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA"
CÂNTICO DAS CRIATURAS (SÃO FRANCISCO DE ASSIS)
Onipotente e bom Senhor, /A ti a hora, glória e louvor; /Todas as bênçãos de ti nos vêm /E todo o povo te diz: Amém!
- Louvado Seja nas criaturas,/ Primeiro o Sol lá nas alturas./Clareia o dia, grande esplendor,/Radiante imagem de ti, Senhor
- Louvado sejas pela irmã Lua, / No céu criaste, é obra tua / Pela estrelas claras e belas. /Tu és a fonte do brilho delas.
-Louvado sejas irmão vento. /E pelas nuvens, o ar e o tempo, /E pela chuva que cai no chão./Nos da sustento, Deus da Criação.
-Louvado sejas, meu bom Senhor,/Pela irmã água e seu valor/Preciosa e casta, humilde e boa,/Se corre, um canto a ti entoa.
-Louvado sejas, Ó meu Senhor, /Pelo irmão fogo e seu calor /Clareia a noite, robusto e forte/ Belo e alegre, bendita sorte.
-Seja louvado pela irmã terra, /Mãe que sustenta e nos governa /Produz os frutos, nos dá o pão /Com flores e ervas sorri o chão.
-Bem-Aventurado quem guarda a paz /Pois o Altíssimo o satisfaz./Vamos louvar e agradecer, /Com humildade, ao Senhor bendizer
PARA PENSAR
- Por que São Francisco compôs o cântico das Criaturas?
MUITAS VEZES NÃO MOSTRAMOS O DEUS CRIADOR
Leitor 1 - A Situação em que a natureza se encontra e a forma como ela é tratada revela muito mais um ser humano que não respeita a natureza e não cuida dela do que o Deus Criador de todas as coisas.
De fato, quando olhamos a natureza hoje, vemos muitos sinais que não são de benção, mas de maldição. Encontramos uma natureza que não traz alegria, mas sofrimento, que não traz saúde, mas doenças, que não traz prazer, mas dor, que não possibilita saciedade , mas fome e sede, que não mostram o Deus da vida, mas sim a cultura da morte.
Leitor 2 – A ação da Igreja não pode ser resumida à liturgia e ao culto.
Leitor 3 – Ela deve ser também formadora de consciência a partir dos critérios determinados pela moral cristã, em especial o Sermão da Montanha,presente nos capítulos cinco a sete do Evangelho de Mateus, e do Mandamento do Amor, descrito desde o lava-pés até o anúncio do novo mandamento no capitulo treze do Evangelho de São João.
Leitor 4 –Precisamos desenvolver muitas pastorais ligadas à questão ambiental e também à solidariedade em relação às vítimas dos desastres ambientais.
Leitor 5 –A Pastoral Urbana deve fazer um trabalho preventivo em relação aos desastres ambientais para diminuir o seu alcance e minimizar sofrimentos.
Leitor 6 –A Pastoral da Saúde deve acompanhar os índices da poluição e contaminação e suas influências sobre a vida humana.
Leitor 7 –A mobilidade humana deve olhar as populações que migram por causa de problemas ambientais. E assim por diante.
A Partir do vimos, quais frutos a CF 2011 pode produzir em nossa vidas?
ORAÇÃO DA CF 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do Universo revela a vossa grandeza,
A Sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida
está se tornando ameaça.
A Beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém ( Sugestões do ABC da Fraternidade. C F CNBB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário