segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DENUNCIEM - EFÉSIOS 5,10-11

10 - Saibam discernir o que é agradável ao Senhor.
11 - Não participem das obras estéries das trevas; pelo contrário denunciem tais obras.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

=SANTO DO DIA - SANTOS SIMÃO E JUDAS TADEU


Celebramos na alegria da fé os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. Os apóstolos foram colunas e fundamento da verdade do Reino.
São Simão:
Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa "zeloso".
Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia.
isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.
Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos.
Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.
São Judas Tadeu:
Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22).
Temos uma epístola de Judas "irmão de Tiago", que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente". Orígenes achava esta epístola "cheia de força e de graça do céu".
Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia.
Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu.
Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.
São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.
Retirado da canção nova

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O FRUTO DA LUZ - EFÉSIOS 5, 8-9

8 - Outrora vocês  eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso, comportem-se  como filhos da luz.
9 - O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

DÊEM GRAÇAS A DEUS - EFÉSIOS 5,3-4

3 - Fornicação, impureza e avereza não sejam nem assunto de vocês, pois isso não convém a cristão.
4 - O mesmo se diga a respeito de piadas indecentes, picantes ou maliciosas. São coisas incovinientes. Em vez disso, dêem graças a Deus.

COMUNICADO - LEGIÃO DE MARIA -ASSU RN

Hoje dia 25/10/11 as 19:30h: A Curia Arca da Aliança ira  fundar um praesidium na comunidade de Olho D'água Piató
Sábado dia 29/10/11 as 19:00h  3º reunião de festa na Capela Nossa Senhora da Conceição - Vertentes 






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

CONVITE

Amanhã dia 24/10/11 as 6:30h vamos comemorar o aniversário de Donatila com um café comunitário no salão paróquial. Você esta convidado (a)!.  Escolha entre estas sugestões e venha participar. ( bolo, frutas, café, leite, pães, biscoitos suco, copos e pratinhos)

PERFUME AGRADÁVEL - EFÉSIOS 5,1-2

1 -Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos.
2- Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima, como perfume agradável.

sábado, 22 de outubro de 2011

SEJAM BONS E COMPRENSIVOS EFÉSIOS 4, 31-32

31 -Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritara, insulto, e todo tipo de maldade.
32 - Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamemete, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DIGAM BOAS PALAVRAS EFÉSIOS 4,29-30

29 - Que nenhuma palavra incoviniente saia da boca de vocês; ao contrário, se for necessário, digam boa palavra, que seja capaz de edificar e fazer o bem aos que ouvem.
30 - Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

NÃO PEQUEM! EFÉSIOS 4,25-28

25 - Poe isso abandonem a mentira: cada um diga a verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
26 - Vocês estão com raiva? Não pequem; o sol não se ponha sobre o ressentimento de vocês.
27 - Não dêem ocasião ao diabo.
28 - Quem roubava, não roube mais; ao contrário,ocupe-se trabalhando com as próprias mãos em algo útil, e tenha assim o que repartir com os pobres.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SANTIDADE QUE VEM DA VERDADE - EFÉSIOS 4,22-24

22 - Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras.
23 - É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência,
24 - e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.

COMUNICADO

A perigrinação de Nossa Senhora da Conceição do bairro vertentes começou no dia 19/09/11 com quatro equipes para que mais famílias sejam vistadas.
1º equipe: Janeide, Suzana,Irenice, Rita e Rejane
2º equipe: Fátima Lopes, Fátima Silva, Iracie Dasdores
3º equipe: Edinar, Maria do Carmo, Dalvinha e Marilucia
4º equipe: Maria José e Alcione

HOJE DIA 19/10/11 - REUNIÃO DA CURIA ARCA DA ALIANÇA NO SALÃO PARÓQUIAL AS 19:30h

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DO HOMEM VELHO PARA O HOMEM NOVO -EFÉSIOS 4, 17-19

17 Portanto, em nome do senhor, digo e recomendo a vocês:não vivam como os pagãos, cuja mente é vazia.
18 - A intelig~encia deles se tornou cega, e eles vivem muito longe da vida de Deus, porque o endurecimento do coração deles é que os mantém na ingnorância.
19 - Eles perderam a sensibilidade e se deixaram levar pela libertinagem, entregando-se com avidez a todo tipo de imoralidade.

domingo, 16 de outubro de 2011

ASSU RN 166 ANOS

Assúé um município brasileiro no interior do estado Rio Grande do Norte, localizado na microrregião do Vale do Açu, que está na mesorregião do Oeste Potiguare no Polo Costa Brancaa 207 km da capital do estado, NatalTem aproximadamente 53.245 habitantes (de acordo com o senso do IBGE 2010), sendo 39.369 na cidade e 13.876 nas comunidades rurais do município. A área territorial do município é de 1.292 km².

Letra e música da poetisa e musicóloga assuense,
 MARIA CAROLINA WANDERLEY CALDAS (SINHAZINHA WANDERLEY)

Qual um canto harmonioso
Das aves, pelo ramado
A minh´alma te festeja
Meu Assú, idolatrado.

Estribilho

Torrão bendito hei de amar-te
Dentro do meu coração
Salve, Assú estremecido,
Salve, salve ó meu sertão.

Palmeiral da minha terra
As várzeas cobrindo estás
Tu que és útil pelo inverno
E pela seca ainda mais

Valoroso, florescente,
Em face dos mais sertões
Hão de erguer-te o nosso esforço
Nossos bravos corações

sábado, 15 de outubro de 2011

ORAÇÃO DO PROFESSOR


Dai-me, Senhor, o dom de ensinar, Dai-me esta graça que vem do amor. Mas, antes do ensinar, Senhor, Dai-me o dom de aprender. Aprender a ensinar Aprender o amor de ensinar. Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre. Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar. Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade. Que meus conhecimentos não produzam orgulho, Mas cresçam e se abasteçam da humildade. Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas, Mas animem as faces de quem procura a luz. Que a minha voz nunca assuste, Mas seja a pregação da esperança. Que eu aprenda que quem não me entende Precisa ainda mais de mim, E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor. Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender, Para que eu possa trazer o novo, a esperança, E não ser um perpetuador das desilusões. Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
(retirado: magia das mensagens- anúncio google)




sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Você é bendita ventre as mulheres,/ e bendito é o fruto do seu ventre. (Lc 1,42)

 Descrição da imagem
A imagem, tal como se encontra no interior da Catedral. 

A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de terracota e mede quarenta centímetros de altura. Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram (Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do Mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva-Nigra e Dom Paulo Lachenmayer), acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que o comprove. A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa nas águas do rio.
A cor de canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas pelos seus devotos.
Em1978, após sofrer um atentado que a reduziu a quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi (à época diretor do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que a examinou, juntamente com o dr. João Marinho, colecionador de imagens sacras brasileiras. Foi então totalmente restaurada, no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.
Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus. Apontam para esses mestres as seguintes características:
• forma sorridente dos lábios;
.queixo encastoado, tendo, ao centro, uma covinha;
• penteado e flores nos cabelos em relevo;
• broche de três pérolas na testa; e
• porte corporal empinado para trás.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A COROA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA


A coroa doada pela Princesa Isabel

A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República Rodrigues Alves e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário. (WIKIPÉDIA)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA


Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. A história foi primeiramente registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, registro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.
A pescaria milagrosa
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul.
 Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram ao Porto Itaguaçu,
a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça.
Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço.
 Daí em diante, os peixes chegaram em grande quantidade para os três humildes pescadores.
Início da devoção
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar.
A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem.
 A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.
 Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana.
Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças.
 A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.
(WIKIPÉDIA)






















terça-feira, 11 de outubro de 2011

LUCAS 11,27-28 - FELIZ QUEM OUVE E VIVE A PALAVRA DE DEUS

27- Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse; "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram".
28- Jesus respondeu: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a ouvem

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

EFÉSIO 1,6-8 - SABEDORIA E PRUDÊNCIA

6. para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.

7. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça
8. que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência.


sábado, 8 de outubro de 2011

EFÉSIO 1,3-5 - NO SEU AMOR NOS PREDESTINOU

3 -Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,

4 -e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.
5 -No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade,

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SANTO DO DIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele.

Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em 1572 Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa. Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.









quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SALMO 1,2-3 - É FELIZ QUEM A DEUS CONFIA !

2. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.



3. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.


4



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

1 SÃO JOÃO 5, 4-6 - VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO: A NOSSA FÉ

4. porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

5. Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6. Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

1 SÃO JOÃO 4,20-21 - O QUE AMA A DEUS AMA TAMBÉM SEU IRMÃO

20. Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.

21. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão.


FESTA DE SÃO FRANCISCO - CAPELA SÃO TARCÍSIO

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

1 SÃO JOÃO 4, 17-19 - AMAMOS, PORQUE DEUS NOS AMOU PRIMEIRO

                                                    17 - Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo.

18 - No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito amor.
19 -Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro

FESTA NO ALTO DE SÃO FRANCISCO